Os painéis fotovoltaicos funcionam em períodos de chuva?

O Brasil é conhecido por ser um país tropical, com muitos dias de sol e calor. Contudo, na hora de investir em energia solar, muitas pessoas têm dúvida se o funcionamento dos painéis fotovoltaicos em dias de chuva é afetado. Elas desejam saber como funciona o painel solar durante esses períodos.

A questão é válida, porque, afinal, muitos lugares encaram chuvas constantes ou fortes. Como o investimento é destacável, nada melhor do que se informar por completo antes e conseguir se planejar.

Assim, veja como é a captação dos painéis fotovoltaicos em períodos de chuva e descubra tudo sobre essa opção.

Como o sistema fotovoltaico funciona em dias de pouco sol?

Na geração de energia solar, é fácil conseguir um bom desempenho quando o sol está a pino, como nos dias de verão ou no horário do almoço. Contudo, é preciso pensar em outras possibilidades. Períodos nublados ou chuvosos são inevitáveis e têm influência no funcionamento dos equipamentos.

A boa notícia é que a existência de tais condições não significa, necessariamente, a paralisação do conjunto e da geração energética. Como são fenômenos naturais, a tecnologia do sistema já prevê a questão.

Mesmo nos dias nublados ou chuvosos, a atuação do sol permanece a existir. A radiação e a claridade ainda são enviadas e podem ser captadas pelos painéis. Isso acontece porque a geração não está ligada à temperatura e, sim, à iluminação. Um dia de inverno de temperatura amena, mas com céu limpo, provavelmente terá um desempenho melhor que um dia chuvoso de verão.

O único desvio dessa possibilidade ocorre quando surgem dias com alta densidade de nuvens ou chuvas muito intensas. Nesses momentos, a luz pode encontrar dificuldade para atingir as placas solares. No entanto, as situações são atípicas e extremamente raras, então o impacto é mínimo.